São Luís, Lençóis Maranhenses e Atins
Turismo de Aventura
Localizada a apenas 2 graus ao sul do Equador, a região dos Lençóis Maranhenses possui um clima quente e semiúmido durante todo o ano, com temperaturas entre 22°C e 37°C.
A estação chuvosa, de janeiro a maio, é ideal para quem prefere um clima menos intenso, embora haja pancadas de chuva ocasionais.
De junho a dezembro predomina a estação seca, com dias ensolarados e condições ideais para passeios.
Entre outubro e fevereiro, devido à ausência total de chuvas, as lagoas secam progressivamente, podendo ficar completamente vazias nos anos em que a estação das chuvas foi particularmente curta.
Sedan
Climatizado, 3 passageiros
Chegada em São Luís e acomodação em hotel com veiculo climatizado.
O quarto estará disponível no horário do check-in, às 14h, mas você ainda pode deixar sua bagagem no depósito e aproveitar as áreas comuns.
Restante do dia livre para conhecer a cidade.
Pernoite em São Luís com café da manhã.
Micro-ônibus
Climatizado, 30 passageiros
Jardineira
Não climatizado, 10 passageiros
Embarque pela manhã das 06:30 as 07:40 em van ou micro-ônibus climatizado, percorreremos cerca de 270 km de estrada asfaltada até chegar à cidade de Barreirinhas, um dos principais pontos de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A chegada na cidade está prevista entre 12:20 e 12:50.
Nota: A atribuição dos assentos é aleatória. Para quem busca mais conforto, é possível solicitar, com suplemento, um veículo privativo.
Às 14:00, após o check-in no hotel, saída para um passeio inesquecível em um jipe 4x4 sem ar-condicionado. Atravessaremos o encantador rio Rio Preguiças e seguiremos por uma trilha de areia que leva à entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A partir daí, iniciaremos uma caminhada pelas impressionantes dunas de areia branca, rumo à deslumbrante Lagoa Bonita. Neste paraíso natural, será possível nadar em lagoas de águas cristalinas e refrescantes, formadas entre as imensas dunas. Essas lagoas surgem com as chuvas que caem entre fevereiro e junho, criando espelhos d’água transparentes em tons de verde e azul, algumas com até 4 metros de profundidade. A paisagem está sempre mudando: os ventos fortes da região, especialmente no segundo semestre, fazem com que as dunas se desloquem até 20 metros por ano, tornando cada visita uma experiência única.
Retorno à cidade após as 19h, depois de contemplar um emocionante pôr do sol entre as dunas, um espetáculo inesquecível.
Pernoite em Barreirinhas com café da manhã.
Voadeira
Não climatizado, 12 passageiros
Jardineira
Não climatizado, 10 passageiros
Saída pela manhã as 08:00 até o porto da cidade de Barreirinhas ( lembre-se levar com você sua bagagem ), embarque em lancha voadeira para efetuar a descida do Rio Preguiça rumo ao oceano. A primeira parada será efetuada na região de Vassouras, aqui existe uma barraca de nativos que oferece cerveja, água de coco e petiscos; vamos puder subir nas dunas dos Pequenos Lençóis Maranhenses e também observar os macacos pregos. Esses macaquinhos, são selvagens mas mansos, costumam aparecer para a curiosidade dos adultos e alegria das crianças. Lembramos para não alimentar os animais com doces, balas e outros alimentos inadequados, nas barracas locais quem quiser alimentá-los pode conseguir banana ou coco.
Proseguimos para o povoado de Mandacarú, uma pequena comunidade de pescadores, onde apreciar várias lojas de artesanato, desfrutar da melhor caipirinha da região no quiosque do Domingos ao lado do píer e se acessível, subir ao farol da marinha “Farol da Preguiça” para observar o panorama que envolve toda a foz do Rio Preguiça e parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses; vamos continuar nossa viagem de barco, atravessaremos o Rio Preguiças e por volta de 11:15 chegaremos na praia de Atins, onde vamos esperar a chegada do veiculo 4x4 não climatizado que nos levará até a pousada.
Observações importantes sobre Atins: é uma cidade pequena cujas ruas são de areia e durante o período de estiagem podem esquentar nas horas mais quentes do dia; não há farmácias; o acesso à tecnologia é limitado pois o sinal de internet e celular é instável; a rede elétrica local é precária e, durante a alta temporada, o trânsito de veículos é muito intenso e barulhento. Não há aqueduto público e cada pousada tem seu próprio poço, a água dos banheiros dos quartos não é totalmente transparente, essa é uma característica de toda a região. Por ser um lugar em meio a natureza é comum a presença de insetos e outros animais como: pequenas lagartixas, sapinhos e formigas que por vezes conseguem entrar nos quartos, apesar das medidas para minimizar esses inconvenientes. Em resumo: quem decide se hospedar em Atins precisa ter espírito de adaptação.
Pernoite em Atins com café da manhã.
Jardineira
Não climatizado, 10 passageiros
Café da manhã desfrutado na pousada e manhã livre para conhecer a vila e desfrutar das belíssimas praias conhecidas pela prática do kitesurf.
Saída pela tarde entre as 14:30 e as 15:00 para passeio em veiculo 4x4 não climatizado, realizaremos aproximadamente 20 minutos de viagem pelas trilhas de areia e atravessaremos um lindo trecho de dunas do Parque Nacional dos Grandes Lençóis Maranhenses; em seguida iremos começar o passeio a pé para conhecer as lagoas da região. Aqui se poderá mergulhar nas inúmeras lagoas de águas frescas e cristalinas, umas verdes outras azuis, entre a imensidão das dunas de areia branca.
A volta será após admirar um emocionante pôr do sol nas dunas.
Chegada em Atins por volta das 18:30.
Pernoite em Atins com café da manhã.
Voadeira
Não climatizado, 12 passageiros
Micro-ônibus
Climatizado, 30 passageiros
Café da manhã desfrutado na pousada e manhã livre para conhecer a vila e desfrutar das belíssimas praias conhecidas pela prática do kitesurf ( o quarto do hotel deverá ser desocupado pela manhã até o meio dia, a bagagem poderá ser guardada na recepção do hotel ).
Saída às 13h40 em veículo 4x4 sem ar-condicionado para chegar à praia de Atins, de onde seguiremos as 14:00 de barco; faremos uma parada de alguns minutos na praia de Caburé e depois continuaremos nosso passeio de barco subindo o Rio Preguiça em direção à cidade de Barreirinhas, onde chegaremos aproximadamente às 15h30min.
Às 16:40, partiremos em um ônibus turístico de 30 lugares para a cidade de São Luís, percorrendo aproximadamente 270 km de estrada.
Nota: a escolha do assento é definida de forma aleatória e para quem quiser mais conforto oferecemos a possibilidade de um veículo privado com custo adicional.
Chegada em São Luís prevista por volta das 21:30 horas.
Pernoite em São Luís com café da manhã.
Sedan
Climatizado, 3 passageiros
Café da manhã desfrutado no hotel.
Os quartos estarão disponíveis até o meio-dia. Se você tiver um voo após o horário normal de check-out, ainda poderá deixar sua bagagem no lobby e usar as aréas comuns do hotel, como o bar e a piscina, até o horário de partida.
Translado até o aeroporto com veículo climatizado e embarque no vôo. Saída da recepção do hotel 2 horas antes da saída do avião.
Fim dos nossos serviços.
As nossas saídas são diárias, para que você possa escolher as melhores datas para a sua viagem sem se preocupar dias predeterminados.